Em busca da formação ideal para o Cruzeiro, o técnico Artur Jorge tem promovido poucas alterações no time titular. No banco de reservas, algumas peças têm sido acionadas com mais frequência na reta final das partidas, especialmente em meio ao calendário cheio de jogos e competições em 2026.
Segundo levantamento feito pelo Central da Toca, Wanderson é, de forma isolada, o jogador do Cruzeiro que mais saiu do banco na temporada. Com 23 partidas no ano, o camisa 94 foi acionado 18 vezes como suplente.
Vale lembrar que, em 2025, o atacante foi titular durante boa parte do ano sob o comando do português Leonardo Jardim. Já neste ano, mesmo com a troca de treinador, Wanderson ainda não engrenou para ser titular, mas segue prestigiado para tentar mudar os cenários dos jogos.
Em 2026, o segundo atleta do Cruzeiro com mais aparições como reserva é Matheus Henrique. Utilizado em mais de uma função, o volante já atuou em 24 compromissos no ano, sendo 15 depois de sair do banco.
Anunciado há menos de dois meses, em 22 de março, por empréstimo junto ao Palmeiras, Bruno Rodrigues tem sido muito utilizado pelo Cruzeiro. O camisa 9 foi acionado 13 vezes nesse período: uma como titular e nas outras 12 como reserva.
Outros reservas muito acionados
Contratado também em 2026, com características de menor mobilidade e maior presença de área, Chico da Costa é o quarto jogador do Cruzeiro que mais saiu do banco: nove vezes.
Com 13 jogos no ano, Chico foi titular apenas quatro vezes pelo Cruzeiro na temporada, três vezes pelo Campeonato Mineiro e uma oportunidade no Campeonato Brasileiro. No jogo pelo Brasileirão, o atacante Kaio Jorge se recuperava de um trauma no pé direito, além de dores no púbis, e não foi opção.
Um dos jogadores do Cruzeiro com mais atuações no ano (26), o ponta equatoriano Keny Arroyo saiu do banco oito vezes, assim como o centroavante colombiano Néiser Villareal, que entrou em campo em 14 ocasiões em 2026.
Completam o top 10 o lateral-direito Kauã Moraes, o zagueiro João Marcelo, o volante Japa e o atacante Kaique Kenji. Após deixarem o banco de reservas, os quatro atletas foram utilizados pelo Cruzeiro seis vezes cada nesse cenário.
Top 10 do Cruzeiro entre os que mais saíram do banco
- Wanderson: saiu 18 vezes do banco
- Matheus Henrique: saiu 15 vezes do banco
- Bruno Rodrigues: saiu 12 vezes do banco
- Chico da Costa: saiu nove vezes do banco
- Keny Arroyo e Néiser Villareal: saíram oito vezes do banco cada
- Kauã Moraes, João Marcelo, Japa e Kaique Kenji: saíram seis vezes do banco cada

