Insatisfeito com o desempenho apresentado pelo Cruzeiro na derrota por 3 a 1 para o Atlético-MG, na noite deste sábado (2), o técnico Artur Jorge fez uma análise sobre o que faltou à equipe no duelo pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Leia também: Kaio Jorge reage à derrota do Cruzeiro para o Atlético-MG no Mineirão
No Mineirão, em Belo Horizonte, o time celeste sofreu dois gols no primeiro tempo e teve dificuldades para furar o sistema defensivo do adversário. Em seguida, o Cruzeiro tomou o terceiro na segunda etapa, mas diminuiu com Kaio Jorge, de pênalti.
Em entrevista coletiva após o jogo, o comandante português avaliou que o Cruzeiro não aproveitou o momento em que esteve melhor que o rival. Na visão de Artur Jorge, nada adiantou o controle do jogo apresentado pela equipe diante do resultado desfavorável no clássico.
“O momento era nosso, mais do que do adversário, e nós não fomos suficientemente inteligentes para aproveitar esse momento. Quero dizer com isto que fomos uma equipe que acabou por ter o domínio do jogo, mas que a verdade é que pouco ou nada vale em relação àquilo que é o resultado. O que fica é um resultado negativo para nós, onde acabamos por permitir na primeira metade ao adversário pôr-se numa vantagem confortável, chegar à vantagem através de duas transições, e dessa forma passámos o jogo todo sempre atrás do prejuízo”
Artur Jorge, sobre o desempenho do Cruzeiro
Sobre o segundo tempo, o treinador destacou que faltou também ao time controle emocional. Após o gol marcado por Cassierra, o Cruzeiro teve dois jogadores expulsos: Kaiki e Keny Arroyo. Apesar disso, Artur Jorge eximiu a culpa do resultado ao elenco.
“Na parte final, acabamos por perder também um bocadinho o controle emocional. A fazer uma análise muito geral, nos faltou um pouco mais de clareza, sobretudo com bola, porque não posso apontar nada aos jogadores, aquilo que trabalharam, aquilo que se empenharam, mas hoje o esforço não foi igual à qualidade e àquilo que podia ter sido, porque sabemos que podemos fazer mais e nós, principalmente com bola hoje, não fomos uma equipe muito feliz’, avaliou.
Elogios à torcida do Cruzeiro
Apesar da derrota, Artur Jorge tratou de elogiar a torcida presente no Mineirão. Mesmo com o resultado negativo, os quase 60 mil torcedores que compareceram ao Gigante da Pampulha seguiram apoiando o Cruzeiro diante da vitória do rival.
Esse foi o segundo maior público do Cruzeiro na temporada, atrás da vitória por 1 a 0 contra o Boca Juniors pela Copa Libertadores. Diante disso, o técnico pediu desculpas pelo resultado adverso dentro de casa.
“Começar por dizer que o melhor do jogo foi a nossa torcida. De fato tiveram hoje mais uma vez um comportamento extraordinário, encheram o estádio. Lamentamos muito, que o resultado não tenha sido aqueles que eles mereciam ter no dia de hoje”, concluiu.
Calendário do Cruzeiro
Após a ‘maratona’ de abril, o Cruzeiro viverá um cenário semelhante em maio: novamente, nove jogos em um único mês, com compromissos importantes pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores.
Dos nove jogos do mês, cinco são pelo Brasileiro. No torneio de pontos corridos, o Cruzeiro ainda busca se aproximar do pelotão de cima e chegar à pausa para a Copa do Mundo na melhor colocação possível. Pela Copa do Brasil, a Raposa terá uma decisão contra o Goiás pela 5ª fase.
Na Copa Libertadores, o Cruzeiro disputará os três últimos jogos da fase de grupos. O time celeste terá dois jogos fora de casa (contra a Universidad Católica-CHI, na Claro Arena, e diante do Boca Juniors-ARG, na La Bombonera) e encerra a fase de grupos recebendo o Barcelona-EQU, no Mineirão.

