Tricampeã mineira (2019, 2024 e 2025) pelo Cruzeiro, Miriã se despediu da torcida na manhã desta sexta-feira (12). Aos 26 anos e com forte identificação com a Nação Azul, a atacante encerrou a sua segunda passagem pelo clube celeste.
Por meio das redes sociais, o Cruzeiro destacou a longa trajetória de Miriã pelas Cabulosas e, em especial, o número de partidas. A camisa 11 foi frequentemente utilizada pelo técnico Jonas Urias para dar velocidade ao time pelos lados do campo.
“Obrigado, Miriã! O Cruzeiro comunica o fim do vínculo com a atleta Miriã. Com duas passagens pelo clube, a atacante soma 81 jogos pelas Cabulosas e fez parte de elencos que fizeram história. Agradecemos pela trajetória de muita dedicação e comprometimento com a camisa celeste, e desejamos sucesso na sua carreira!”, detalhou o clube.
Na sequência, o Cruzeiro divulgou um vídeo de despedida de Miriã. A atleta relembrou as duas passagens pela Raposa e enfatizou o sentimento de gratidão à torcida.
“A segunda passagem foi um momento muito especial. Fui muito feliz por ter retornado ao Cruzeiro, assim como na primeira vez que passei aqui. Fui muito feliz pela marca atingida. 81 jogos não é para qualquer um, são muitos jogos. É um sentimento de gratidão pela quantidade”, iniciou.
“O momento mais especial acho que foi em 2019. Vai ficar marcado para sempre por ser o primeiro ano do projeto e a forma com que a gente conseguiu lidar. Tínhamos poucas pessoas, era uma camisa e um sonho. Quando eu lembro de 2019, eu me lembro dessa frase. Foi o momento mais especial, porque conseguimos atingir nossos objetivos e ter o acesso à Série A1”, completou Miriã.
Por fim, a ex-atacante do Cruzeiro também foi perguntada sobre a sensação de ser uma Cabulosa diariamente.
“Ser uma Cabulosa é ser uma atleta aguerrida, que sempre está buscando melhorar. Gratidão é o que eu deixo. Agradeço pela torcida, principalmente aqueles que torceram e estavam ali comigo. O sentimento é de gratidão”, concluiu Miriã.
Passagens de Miriã pelo Cruzeiro
Em 2019, no primeiro ano do projeto do futebol feminino, Miriã fez parte do elenco campeão mineiro. À época, o Cruzeiro tinha investimento bastante reduzido na modalidade e não treinava na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte. Ela ficou até 2020, quando se transferiu para o Corinthians.
No ano passado, depois de ter feito história no clube paulista, Miriã retornou ao Cruzeiro e foi peça importante na campanha do Campeonato Brasileiro Feminino.
Já em 2025, embora tenha sido reserva na maioria dos jogos, Miriã também era uma atleta relevante no esquema de Jonas Urias. A camisa 11 saiu do banco em 14 das 25 partidas que atuou, com um gol.
Na soma das duas passagens, Miriã marcou 23 gols em 81 jogos pelo Cruzeiro.
Outras saídas
A saída de Miriã foi a quarta divulgada pelo Cruzeiro. Nas últimas horas, o clube também informou o fim do contrato com a lateral-esquerda Clara, com a goleira Taty Amaro, acertada com o Santos, e com a zagueira Camila Ambrózio, a terceira jogadora que mais atuou pelo time feminino.

