O Cruzeiro tem chamado a atenção do futebol europeu pela qualidade dos jogadores revelados nas categorias de base. Nos últimos meses, porém, uma posição em especial passou a ganhar destaque: a lateral esquerda. Após a venda de Kauã Prates ao Borussia Dortmund-ALE e com Kaiki próximo de acertar com o Como-ITA, o clube já vê uma nova geração despontar na Toca da Raposa.
Assim como o Central da Toca vem acompanhando, Kaiki, de 23 anos, está próximo de ser anunciado como reforço do time italiano. O jogador, inclusive, já realizou exames médicos na Itália e tem tudo acertado com o clube, restando apenas o anúncio oficial da transferência.
Titular absoluto da equipe comandada por Artur Jorge, Kaiki vive a melhor temporada da carreira. O desempenho com a camisa celeste rendeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira principal pelo técnico Carlo Ancelotti, além da presença na pré-lista para a Copa do Mundo.
Pelos 80% dos direitos econômicos que detém do atleta, o Cruzeiro receberá 14 milhões de euros (cerca de R$ 82,6 milhões na cotação atual). O acordo também prevê uma cláusula de mais-valia, que garante ao clube participação financeira em uma futura venda do lateral.
Kauã Prates foi o primeiro
Antes mesmo de ganhar sequência no elenco profissional, Kauã Prates também despertou o interesse do futebol europeu. Destaque da base do Cruzeiro e presença frequente nas convocações da Seleção Brasileira da categoria, o lateral foi negociado com o Borussia Dortmund-ALE.
A negociação pode render até 12 milhões de euros (R$ 75,5 milhões na cotação atual) ao Cruzeiro entre valor fixo, metas previstas em contrato, além da cláusula de mais-valia. Ele vai se transferir em agosto, quando completa 18 anos.
Nova geração na mira
Se Kauã Prates já foi negociado e Kaiki está próximo de seguir para a Europa, o Cruzeiro também trabalha para manter a tradição na posição. Nas categorias de base, outros dois laterais-esquerdos despontam como promessas e já acumulam convocações.
No Sub-20, o principal nome é Gustavinho. Aos 19 anos, o lateral ganhou destaque na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Foi dele, inclusive, o gol do título sobre o São Paulo, ao acertar um chute de fora da área aos 28 minutos do segundo tempo da decisão.
No Cruzeiro desde 2022, Gustavinho tem contrato até o fim de 2029 e também tem tido oportunidade na Seleção Brasileira Sub-20. Durante a intertemporada, o jogador passou a integrar os treinamentos com o elenco profissional e está entre os jovens observados pelo técnico Artur Jorge.

Já no Sub-17, o principal destaque é Julio Damique. Com apenas 16 anos, o lateral assinou o primeiro contrato profissional nesta temporada e é considerado uma das grandes promessas da posição na Toca.
Além de se destacar nas categorias de base do Cruzeiro, Julio é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira. Em 2025, defendeu a equipe Sub-15 e, neste ano, participou de um período de treinamentos com a Sub-16, além de integrar a delegação que conquistou o Torneio Internacional de Montaigu, na França.
O bom momento também rendeu reconhecimento fora de campo. Em fevereiro, ele assinou contrato de patrocínio com a Adidas, gigante fornecedora de material esportivo alemã.


