Um dos capitães do elenco e ídolo do Cruzeiro, Lucas Romero recebeu, na noite desta sexta-feira (22), o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. Estrangeiros com mais jogos na história da Raposa, o volante argentino, de 32 anos, esteve na Câmara Municipal, na Região Centro-Sul da capital mineira, para receber a homenagem.
Com a presença de familiares, amigos e torcedores do Cruzeiro, Romero recebeu a placa de cidadão honorário da vereadora Janaína Cardoso (União), autora do projeto.
Quem também compareceu foi o zagueiro argentino Lucas Villalba, companheiro de time, e Rodrigo Ramos, gerente de futebol do clube celeste.
Antes dos discursos iniciais, foram executados os hinos do Cruzeiro, do Brasil e da Argentina.
No momento do seu discurso, Romero iniciou dizendo que chegou a escrevê-lo, mas optou pelas “palavras do coração”. O jogador do Cruzeiro disse ter vergonha de falar em público, mas promoveu um longo e emocionante agradecimento.
“Estou mais acostumado a falar com 60 mil pessoas, mas, falar aqui, eu fico um pouco envergonhado. Escrevi um discurso, mas sou muito espontâneo e gosto das palavras de coração. Esse é o momento para abrir o meu coração e falar com vocês o que estou sentindo nessa hora”, afirmou.
“Primeiramente, quero agradecer à vereadora. Muito obrigado pelo reconhecimento, estou muito feliz. É uma honra para mim. Agradecer à minha esposa, à minha mãe que está aqui comigo, à minha filha Rufina. Hoje, o meu filho não está aqui, mas mando um beijo para ele”, completou o meio-campista.
Na sequência, Romero destacou o carinho pelos mineiros e ressaltou que, apesar de ter nascido na Argentina, já se sente em casa em Minas Gerais.

“O meu reconhecimento é para todos vocês que estão representando o povo mineiro hoje, que me abraçou desde o primeiro dia em que cheguei aqui. Me fizeram sentir parte de vocês. Ao Rodrigo Ramos, que também está representando o pessoal do Cruzeiro. Tem o Lucas Villalba, que está me acompanhando, que é um grande companheiro, um grande colega. Sei que ele está escrevendo essa história nesse grande clube”, ponderou.
Segundo Romero, o povo mineiro tem oferecido muito amor e carinho por ele e também aos seus familiares, incluindo rivais do Cruzeiro. Lucas ainda reforçou que seu segundo filho, Benício, nasceu em BH, em agosto de 2025.
“Também quero agradecer independentemente da camisa, do time que vocês torcem, porque sempre fui muito respeitado. Tanto eu quanto a minha família, o carinho que recebi e recebo no dia a dia não é só da torcida cruzeirense, mas também do povo mineiro, no geral”, garantiu.
“Hoje, tenho um filho mineiro. Estou levando comigo uma parte de vocês. Ele gosta muito de pão de queijo. Agradecer à minha mãe, porque ela foi quem me formou como pessoa, que me fez o homem que sou hoje. Ao meu pai, que, do céu, está sempre me acompanhando. Obrigado, mãe. Te amo, obrigado”
Romero se emocionou ao agradecer os pais pela formação
Enquanto conteve as lágrimas, Romero rasgou elogios à esposa, Lourdes Cáceres, e aos filhos. O atleta estendeu os agradecimentos aos amigos, que cumprem o papel da família, já que vive longe de suas origens.
“À minha esposa, que todo dia me faz uma pessoa melhor, e aos meus filhos, que têm um amor incondicional comigo. Independentemente do resultado, se a gente ganha ou perde, eles sempre estão comigo e são peças fundamentais na minha vida. Têm grandes amigos aqui também, que me acompanham no dia a dia, que fazem a minha passagem por essa bonita cidade, esse grande estado, que esteja mais perto da minha família. Eles são a minha família”, discursou.
“E agradecer imensamente ao povo cruzeirense. Ele me brinda o seu amor. Em alguns momentos, acho que não sou merecedor de tanto carinho, de tanto respeito, mas muito obrigado. É difícil encontrar palavras hoje, mas obrigado mesmo pelo carinho e pelo amor que vocês me brindam no dia a dia. Obrigado. Boa noite”
Agradecimentos de Romero à torcida do Cruzeiro
Romero pelo Cruzeiro
Recordista de jogos entre os gringos pelo Cruzeiro, com 287 atuações, Romero está em sua segunda passagem pela Toca da Raposa II, em BH. A primeira ocorreu entre 2016 e 2019, e Lucas retornou à capital mineira em 2024.
Pelo Cruzeiro, Romero soma cinco títulos: duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e três edições do Campeonato Mineiro (2018, 2019 e 2026).

