publicidade

Cruzeiro tenta encerrar Brasileiro com melhor campanha como mandante; veja números

Cruzeiro vai receber o Botafogo na quinta (4), às 19h30, no Mineirão, em BH, pela 37ª rodada da Série A

publicidade

Consistente dentro de casa, o Cruzeiro fará o seu último jogo no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro, no duelo com o Botafogo. As equipes de Leonardo Jardim e Davide Ancelotti vão medir forças na quinta-feira (4), às 19h30 (de Brasília), pela 37ª rodada da Série A.

O Cruzeiro ostenta a terceira melhor campanha como mandante do Brasileirão, com 42 pontos somados em 18 jogos. Ao todo, foram 13 vitórias, três empates e somente duas derrotas até então, com 77,78% de aproveitamento. No período, o time celeste balançou as redes 33 vezes e sofreu apenas 12 gols.

O time que mais conquistou pontos como mandante é o Flamengo, com 44. No geral, a equipe de Filipe Luís triunfou em 13 oportunidades e empatou cinco vezes, um rendimento de 81,48%. O Rubro-Negro e o Mirassol são os únicos que ainda não perderam dentro de casa no Brasileirão.

À frente do Cruzeiro, o Fluminense é o segundo melhor mandante da elite do futebol brasileiro. Embalado por oito vitórias seguidas dentro do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Tricolor já fez 43 pontos em casa. Foram 14 vitórias, um empate e três derrotas, sendo um dos resultados negativos para o Cruzeiro no primeiro turno. O aproveitamento é de 79,63%.

Neste momento, o Bahia faz campanha praticamente idêntica à do Cruzeiro como mandante. Os comandados de Rogério Ceni também fizeram 42 pontos, têm 77,78% de aproveitamento e conquistaram 13 vitórias, três empates e duas derrotas. A diferença, no entanto, está no saldo de gols: 21 para a Raposa e 17 para o Esquadrão de Aço.

O Mirassol é o quinto melhor mandante, com os mesmos 42 pontos de Bahia e Cruzeiro e o mesmo aproveitamento. A equipe de Rafael Guanaes, porém, venceu 12 vezes e empatou seis. O Leão tem saldo de gols superior ao do Cruzeiro e do Bahia (25), mas tem uma vitória a menos no comparativo entre as equipes.

O que o Cruzeiro precisa para ser o melhor mandante?

Para encerrar o Brasileirão com a melhor campanha em casa, inicialmente, o Cruzeiro precisa vencer o Botafogo e torcer por “tropeços” de Flamengo e Fluminense. Na 37ª rodada, o Rubro-Negro vai receber o Ceará, enquanto o Tricolor fará a última rodada diante do Bahia.

Se vencer o Botafogo, o Cruzeiro finalizará o Brasileirão com 45 pontos como mandante. Para garantir a maior pontuação, o Flamengo teria que perder o jogo em casa, e o Fluminense pode, no máximo, empatar contra o Bahia.

Em caso de empate do Flamengo, mineiros e cariocas teriam 45 pontos, mas o time celeste ficaria com a melhor campanha como mandante pelo número de vitórias: 14 a 13. O aproveitamento seria igual: 78,94% de aproveitamento para cada um deles.

Top 5 mandantes do Brasileirão

  • Flamengo: 44 pontos
  • Fluminense: 43 pontos
  • Cruzeiro: 42 pontos (13 vitórias e saldo +21)
  • Bahia: 42 pontos (13 vitórias e saldo +17)
  • Mirassol: 42 pontos (12 vitórias e saldo +25)
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Artur Jorge se aproxima no Cruzeiro de 'marca' do início da passagem pelo Botafogo

Levantamento mostra semelhanças entre os primeiros 18 jogos do treinador no Cruzeiro e no clube carioca

Cruzeiro tem lista de jogadores que podem alcançar 100 jogos pelo clube em 2026

Oito jogadores do elenco já superaram a marca centenária com a camisa celeste

Cruzeiro tem a 4ª maior média de público do Brasileirão; veja ranking

Time celeste levou mais de 320 mil torcedores ao Mineirão em 10 partidas como mandante no Campeonato Brasileiro

Os 11 jogadores do Cruzeiro que mais entraram em campo antes da pausa para a Copa do Mundo

Cruzeiro tem três jogadores na liderança do ranking; calendário começou em janeiro e ficará paralisado por cerca de dois meses