Diretor esportivo do Cruzeiro, Joaquim Pinto tem participação direta tanto no trabalho com o elenco profissional quanto nas categorias de base do clube celeste. Peça importante na diretoria, o dirigente comentou sobre sua permanência na Raposa depois da conquista do Campeonato Mineiro.
Após a ida de Leonardo Jardim para o Flamengo, especulou-se uma possível saída de Pinto. No entanto, em entrevista após a conquista do Estadual, o português afastou qualquer possibilidade de deixar o Cruzeiro e reforçou que está feliz no clube.
“Completamente (fechado com o projeto do Cruzeiro). Estou muito feliz aqui, eu e minha esposa. É difícil não gostar de estar no Cruzeiro. Como já disse várias vezes, o Cruzeiro é uma família, que começa no Pedro Lourenço e vai para todos os funcionários. Acho que vocês já perceberam que na Toca ll e na l somos uma família. Esse sentimento, que é um sentimento humano, que eu gosto muito mais do que a fama, muito mais que o prestígio, é o que me faz estar aqui”, disse.
Joaquim Pinto também detalhou como tem sido o planejamento do Cruzeiro, destacando que o trabalho desenvolvido no clube mira resultados a médio e longo prazo.
“Não é um projeto a curto prazo. É um projeto que estamos criando para dar sustentabilidade no futuro a médio e longo prazo. E, por isso, digo que a base tem que ser a base do projeto. Por isso estamos organizando a base, trazendo novos jogadores. Esse título foi muito importante, porque o Cruzeiro não ganhava há alguns anos. Era essencial ganhar o título”, disse.
“Sabemos que a organização que estamos criando dá muito mais. E este muito mais é já nesta temporada. O objetivo passa por ganhar todos os campeonatos, temos elenco pra isso. E não pensarmos só a curto prazo, mas termos um processo bem definido a médio e longo prazo. Nosso elenco é um misto de experiência e juventude”
Joaquim Pinto, diretor esportivo do Cruzeiro
Trajetória no Cruzeiro
Joaquim Pinto foi contratado pelo Cruzeiro em junho do ano passado. Inicialmente, chegou à Toca da Raposa II para coordenar o departamento de scout do clube celeste.
Em dezembro, com a saída de Paulo Pelaipe e após ganhar prestígio internamente, o dirigente português teve o contrato ampliado pelo Cruzeiro até dezembro de 2027. A partir de então, passou a ocupar o cargo de diretor esportivo da Raposa.

