Executivo de futebol do Santos, Alexandre Mattos revelou nesse domingo (19), em entrevista coletiva, que o atacante Lautaro Díaz, cujos direitos econômicos pertencem ao Cruzeiro, teve seu contrato renovado automaticamente com o Peixe até o fim de 2026.
Mattos foi questionado o motivo pelo qual o próprio site oficial do Santos havia informado, em agosto de 2025, quando Lautaro foi contratado, que o contrato era válido até 31 de julho de 2026.
“Ele só pode ser emprestado por uma temporada. A gente não ia pegar um jogador para sair no meio do ano, certo? Fizemos o acordo. A avaliação da comissão atual é que vai definir a permanência ou não”, disse.
Conforme apurou o Central da Toca, a extensão do contrato de Lautaro com o Santos até o fim da temporada é automática e não depende de metas cumpridas. Portanto, o argentino ficará na Vila Belmiro pelo menos até dezembro.
Vale lembrar que, para liberá-lo ao Santos, o Cruzeiro recebeu uma compensação financeira de cerca de R$ 500 mil.
Lautaro no Cruzeiro
Lautaro foi contratado pelo Cruzeiro em 1º de julho de 2025. O clube celeste pagou cerca de R$ 16 milhões ao Independiente del Valle, do Equador, para comprar os direitos econômicos do atacante.
Com a camisa celeste, Lautaro não brilhou. Ele disputou 41 jogos, marcou quatro gols e não deu nenhuma assistência. No período, ele foi vice-campeão da Copa Sul-Americana, em 2024.
Lautaro no Santos
Pelo Santos, Lautaro tem recebido inúmeras críticas. Sem conseguir se firmar no time comandado pelo técnico Cuca, o atacante entrou em campo 15 vezes e marcou um gol. Ele balançou a rede no último dia 5, quando o Peixe foi derrotado pelo Flamengo por 3 a 1 no Brasileirão.

