O Kaysar FC, do Cazaquistão, anunciou, na manhã deste domingo (28), a contratação do atacante Gustavo Zago, cria das categorias de base do Cruzeiro. O jovem de 19 anos fazia parte do elenco sub-20 comandado pelo técnico Mairon César.
Nas redes sociais, o time europeu, que disputa a a Super Liga do Cazaquistão, equivalente à Primeira Divisão do país, celebrou o acordo.
“GUSTAVO ZAGO COMPLETA O ELENCO DOS WOLVES ✍️ O jovem brasileiro Gustavo Zago tornou-se a nova contratação do Kaysar. O ponta de 19 anos impressionou com sua habilidade em campo enquanto jogava pelo prestigiado time brasileiro, o Cruzeiro. Zago foi eleito o melhor jogador da Copa do Brasil. 🇧🇷 Seja bem-vindo, Zago!”, escreveu.
O jogador já estava no país há alguns dias e publicou no Instagram alguns cliques conhecendo a cidade de Qyzylorda, sede do Kaysar FC.
Zago chegou a Belo Horizonte para defender o sub-17 do Cruzeiro em 2023. Com boas aparições, o atacante chamou a atenção entre 2024 e 2025 pela equipe sub-20. Nesta temporada, no entanto, Gustavo recebeu poucas chances e entrou em campo apenas nove vezes.
Em abril, após a estreia do Cruzeiro na Libertadores com vitória diante do Barcelona-EQU, o jovem foi convocado por Artur Jorge ao lado de outro atletas das categorias de base para participar de atividades junto ao profissional. Zago, porém, não foi relacionado para nenhum jogo com o time principal.
Apesar de não ser titular sob o comando de Mairon César, Gustavo Zago recebeu oportunidades nos primeiros cinco jogos do Cruzeiro na campanha que levou ao título da Copinha. O jogador marcou um gol e deu uma assistência, porém perdeu a vaga na reta final da competição.
Outras saídas
Além de Zago, o Cruzeiro já teve saídas de jovens jogadores nos mesmos moldes nesta temporada. O primeiro a deixar o clube foi o atacante Fernando. Em fevereiro, o jovem acertou com o Santa Clara-POR sem custos, com a Raposa mantendo 50% dos direitos econômicos.
Em seguida, Cauan Baptistella, cotado para subir aos profissionais, foi vendido ao Metalist-UCR por por 5 milhões de euros (R$ 30,9 milhões). O clube manteve 30% dos direitos do ítalo-brasileiro.
Na metade da temporada, houve uma ‘debandada’ de jovens. William Fernando foi em definitivo para o Avaí e Vitinho para o Santa Clara-POR, ambos sem custos, mas com percentual mantido, de 40% e 50%, respectivamente.
Outra joia, Bruno Alves foi emprestado ao Norwich-ING para a disputa da Segunda Divisão Inglesa, enquanto Japa acertou até o fim da temporada com o Mirassol. Kaiquy Luiz e Janderson também deixaram o clube em definitivo, para o Feirense e Moreirense, de Portugal, respectivamente.
Consolidados no profissional, o lateral-esquerdo Kaiki foi negociado com o Como-ITA, Kauã Prates já acertado com o Borussia Dortmund-ALE, e o volante Walace foi emprestado ao Vitória.

