O Cruzeiro segue no mercado não apenas em busca de reforços, mas também para definir o elenco para a sequência da temporada. Nas últimas semanas, o clube encaminhou a saída de quatro jogadores que não vinham sendo aproveitados pelo técnico Artur Jorge, enquanto outros dois ainda têm futuro indefinido na Toca da Raposa II.
Com as saídas de Japa, Bruno Alves, Janderson e Walace, o Cruzeiro reduziu o número de atletas à disposição da comissão técnica e abriu espaço no elenco para a sequência de 2026.
O caso mais recente é o de Walace. Neste sábado (27), o volante foi anunciado oficialmente pelo Vitória. O jogador foi emprestado ao clube baiano até o fim desta temporada.
Contratado pelo Cruzeiro em julho de 2024 sob grande expectativa, Walace não conseguiu se firmar, perdeu espaço e sequer entrou em campo sob o comando de Artur Jorge.
Nos últimos meses, o volante também esteve afastado das atividades com o elenco principal após se envolver em uma polêmica. Em abril, ele enviou uma mensagem em um grupo de atletas criticando o goleiro Matheus Cunha, então companheiro de equipe.

Além do volante, outros três atletas, revelados nas categorias de base, também deixaram o clube após perderem espaço: o meio-campista Japa e os zagueiros Bruno Alves e Janderson.
Bruno Alves foi emprestado ao Norwich-ING por uma temporada e terá a primeira experiência no futebol europeu.
Conforme apuração do Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro receberá 300 mil euros (cerca de R$ 1,76 milhão) pelo empréstimo. O contrato prevê ainda opção de compra fixada em 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões).
Quem também está de saída é Janderson. O defensor vai defender o Moreirense-POR. A saída, porém, será em definitivo, com o Cruzeiro mantendo um percentual dos direitos econômicos do jogador, modelo adotado pelo clube em negociações recentes envolvendo crias da Toca.

Por outro lado, Japa deixou o Cruzeiro em um formato diferente. Considerado uma das principais promessas das categorias de base, o meio-campista foi emprestado ao Mirassol até o fim do ano, mas sem opção de compra prevista em contrato.
No Cruzeiro, Japa, atualmente com 22 anos, conviveu com problemas musculares e não conseguiu emplacar uma sequência de partidas. Em 2025, após se recuperar de uma lesão que o afastou por um longo período, o jogador voltou a ficar sem espaço, muito em razão da forte concorrência no meio-campo.
Outras saídas?
As movimentações do Cruzeiro no mercado, porém, não devem parar por aí. A lista de saídas pode aumentar nos próximos dias. O lateral-esquerdo Kaiki tem acerto encaminhado com o Como-ITA e aguarda apenas o anúncio oficial pelo clube italiano. Além dele, o jovem Kauã Prates foi negociado com o Borussia Dortmund-ALE e deixará o clube celeste em agosto, quando completará 18 anos.
Em contrapartida, o Cruzeiro acertou, até o momento, apenas uma contratação nesta janela. O lateral-esquerdo Gabriel Rojas, ex-Racing-ARG, foi anunciado como reforço para a sequência da temporada.
Dupla segue com futuro indefinido
Mesmo após as quatro saídas, o Cruzeiro ainda tem jogadores com situação indefinida. Atualmente, o lateral-direito William e o atacante Chico da Costa são os atletas que vivem maior incerteza quanto à permanência no elenco.
Conforme informado anteriormente pelo Central da Toca e Samuca TV, William tem contrato com o Cruzeiro até o fim deste ano, recebeu sondagens de outros clubes e deve se reunir com a diretoria celeste nos próximos dias para definir o futuro.
Peça importante em temporadas anteriores, William perdeu espaço após oscilações de desempenho e passou a receber críticas de parte da torcida. Atualmente, aparece atrás de Fagner e do jovem Kauã Moraes na disputa por uma vaga na equipe comandada por Artur Jorge.
A situação de Chico da Costa também deve ser definida nesta janela. Contratado em janeiro a pedido do então técnico Tite, o atacante perdeu espaço com a chegada de Artur Jorge e dificilmente permanecerá no Cruzeiro.
De acordo com apuração do Central da Toca, a tendência é que Chico da Costa seja negociado com um clube do exterior.

