O Cruzeiro divulgou, na manhã deste sábado (27), os bastidores da atividade que reuniu os goleiros de todas as categorias do clube na Toca da Raposa II. Sob o comando do preparador Robertinho, os arqueiros do Sub-11 até o profissional fizeram trabalhos em conjunto na última sexta-feira (26).
+ Leia também: Cruzeiro transforma lateral esquerda em vitrine para a Europa e tem nova geração no radar
Além de Matheus Cunha, Otávio e Marcelo Heráclito, que estiveram à disposição do técnico Artur Jorge antes do início da intertemporada, Cássio também participou da atividade. O goleiro de 39 anos está em recuperação de uma lesão multiligamentar no joelho esquerdo que o tirou dos gramados nos últimos três meses.
Durante o processo de integração, o veterano deu dicas de posicionamento e discursou para os garotos no gramado de um dos campos da Toca II. O jogador relembrou o início da carreira e destacou os desafios enfrentados até atingir o sucesso como atleta profissional.
“Eu fui ter treinador de goleiro com 14, 15 anos. Eu lembro quando eu fui pro Grêmio fazer teste, o treinador de goleiro falava para mim que tinha medo do jeito que eu me jogava, que eu ia me quebrar todo, porque eu não sabia me jogar no chão”, iniciou.
“Esses momentos são únicos, são bons, é aprendizado. Pode ter certeza que todo mundo que está aqui está tentando fazer algo bom para vocês, melhorarem e evoluirem, não só como atleta, mas como pessoa, como ser humano. Como os meninos que vêm na escola também, a educação não é só aqui dentro do campo. Vocês são referência vestindo a camisa do Cruzeiro na sociedade, sendo um bom aluno, sendo um bom colega, sendo um bom filho para o pai de vocês, para os irmãos de vocês. Tudo isso é importante, não é só jogar futebol”
Cássio, aos goleiros da categoria de base do Cruzeiro
“Você tem um sonho, sei que tem, eu tinha um sonho de dar uma casa pra minha mãe. Graças a Deus eu consegui o objetivo, mas eu tive que seguir regras, eu tive que abrir mão de muitas coisas”, concluiu o goleiro.
Processo de integração
No vídeo divulgado pela TV Cruzeiro, o preparador de goleiros Robertinho explicou detalhes do processo de integração para uma espécie de padronização dos trabalhos com os arqueiros. A ideia é a construção de uma filosofia para a fácil adaptação dos jogadores que surgem na base.
“Isso é um sonho antigo meu, particularmente, e agora felizmente a gente pode tirar esse projeto do papel e colocar em prática. Apoiado pela comissão técnica, pelo Artur e pelo clube todo, Cruzeiro. Isso é uma ideia de padronizar o trabalho dos goleiros, deixar esses jovens goleiros de 10, 11, 12 anos já habituados nesse ambiente aqui da Toca 2, acostumado a conviver com o Cássio, com o Mateus, com o Otávio, com o treinador de goleiro do profissional, com o técnico, com a imprensa, com o presidente, enfim, com toda essa estrutura”, revelou.
Em seguida, o profissional explicou as mudanças que passaram a posição com a evolução do futebol e destacou a necessidade da integração também entre os preparadores do clube para um formação coesa entre as categorias.
“Eu não posso pensar uma coisa, o João outra, o Henrique outra e o Ton outra [preparadores de goleiros da base]. Não, o nosso pensamento é o mesmo, é um só. Nós queremos hoje goleiros de alto nível, com uma capacidade enorme. A gente sabe que a posição evoluiu muito. Hoje não cabe mais um goleiro que só defende e não sabe construir a jogada. E também não cabe um goleiro que só constrói e não sabe defender. A gente tem que ser bom em tudo”, finalizou.
Intertemporada
Após três semanas de férias, o elenco do Cruzeiro retomou os treinamentos na segunda-feira (22) e intensifica a preparação para a sequência da temporada após a pausa para a Copa do Mundo.
O período será decisivo para as pretensões da Raposa em 2026. Além de buscar uma melhor posição na tabela do Campeonato Brasileiro, a equipe disputará as oitavas de final da Copa do Brasil (diante da Chapecoense) e da Copa Libertadores (contra o Flamengo).
O Cruzeiro voltará aos jogos oficiais no dia 22 de julho, quando enfrenta o Internacional, às 21h30, no Beira-Rio, pela 19ª rodada do Brasileirão.
Antes disso, porém, o time celeste disputará dois amistosos para manter o ritmo de jogo durante a intertemporada. O primeiro será contra o Defensor-URU, no dia 4 de julho, às 16h, no Mineirão, com transmissão ao vivo e com imagens na Samuca TV.
Na sequência, a Raposa enfrentará o Grêmio, no dia 12 de julho, às 17h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

