Gui Meira treinou com os profissionais do Cruzeiro nesta segunda-feira (3) na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, conforme apurou o Central da Toca. O meia de 19 anos, que havia sido afastado do time que disputou a Copinha por cometer um ato de indisciplina, esteve perto de deixar o clube, mas voltou aos planos da diretoria celeste.
O armador não foi promovido aos profissionais, mas fez parte do processo de integração que vem sendo comum no centro de treinamentos. Todos os dias, jovens da equipe sub-20 são selecionados para completar os treinos do time principal do Cruzeiro.
+ Leia também: Cruzeiro tem novidades no primeiro treino antes de clássicos pelo Mineiro
Ainda segundo apuração da reportagem, o Cruzeiro recebeu uma proposta do Vasco por Gui Meira nos últimos dias, mas foi recusada. A oferta foi de empréstimo com opção de compra de 50% dos direitos econômicos ao fim da cessão. A Raposa ainda manteria outros 50% para eventual venda futura.
O Central da Toca apurou que o Cruzeiro só aceita uma venda pelo atleta.
Gui tinha contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2026, mas teve o vínculo ampliado até o fim de 2028 após nova renovação contratual. Ele recebeu um aumento salarial, além da promessa de que seria utilizado no elenco profissional – o que não se cumpriu.
Gui Meira é ‘sonho’ antigo do Vasco
Em novembro do ano passado, o Vasco também fez uma oferta de compra ao Cruzeiro por Gui Meira. No entanto, o clube mineiro rechaçou a proposta.
As conversas só retomaram na última semana, quando a diretoria vascaína voltou à carga com uma oferta de empréstimo com opção de compra.
Antes de ser procurado pelo Vasco, Gui Meira entrou no radar do Criciúma, além de Estrela Amadora e Nacional da Ilha da Madeira, ambos de Portugal. Contudo, não passou de sondagens.
Meia tem multa rescisória astronômica
Mesmo ainda sem ter sido promovido ao profissional, Gui Meira já tem multa rescisória astronômica para o futebol brasileiro. Caso algum clube tente pagar o valor previsto em contrato sem negociar com o Cruzeiro, terá que desembolsar R$ 300 milhões pelos direitos econômicos do atleta.
O meia fez toda a base no Cruzeiro e foi promovido ao sub-20 em 2022. Desde então, entrou em campo em 114 oportunidades, 24 gols e deu oito assistências.
A temporada de maior destaque foi em 2023. Ele disputou 43 jogos, sendo 20 como titular, marcou cinco gols e serviu os companheiros com 14 passes decisivos. O armador foi campeão do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil Sub-20.
Afastamento do time sub-20 por indisciplina
Gui Meira foi afastado do time que disputou a Copinha logo após o empate por 1 a 1 com o América-RJ, na segunda fase da competição. Ele cometeu um ato de indisciplina na concentração do Cruzeiro em São Paulo e foi cortado da equipe.
Como punição, o Cruzeiro mandou o armador de volta a Belo Horizonte para treinar separado do restante dos companheiros.
No principal torneio de base, Gui disputou quatro jogos, mas não fez gol ou deu assistência.

