Após três semanas de recesso, o Cruzeiro voltou aos treinamentos com novidades. Sete jogadores das categorias de base se reapresentaram com o elenco profissional para o início da intertemporada na Toca da Raposa II, nesta segunda-feira (22).
De acordo com apuração do Central da Toca e Samuca TV, os meio-campistas Rhuan Gabriel, Eduardo Pape, Murilo Rhikman e Felipe Morais, o zagueiro Kelvin, o lateral-esquerdo Gustavinho e o atacante Rayan Lelis participaram das atividades do grupo principal.
Cabe ressaltar, porém, que os atletas não foram promovidos em definitivo. A presença deles faz parte do trabalho de integração realizado pelo clube entre as categorias de base e o futebol profissional.
O Cruzeiro mantém um processo contínuo de observação dos jovens talentos e, sempre que necessário, utiliza atletas do Sub-20 para complementar as atividades do elenco principal. A estratégia também faz parte da transição dos jogadores para o futebol profissional.
Destaques da base
Os sete atletas são considerados algumas das principais promessas das categorias de base do Cruzeiro. Entre eles, o principal destaque é Rhuan Gabriel, camisa 10, capitão e artilheiro da equipe sub-20.
Até aqui, o meio-campista marcou 11 gols no Campeonato Brasileiro Sub-20 e ocupa a vice-artilharia da competição. Os números na temporada são ainda mais expressivos: em 24 partidas, soma 17 gols e quatro assistências, totalizando 21 participações diretas em gols.
Outro nome que vem chamando a atenção é Eduardo Pape. Mesmo com apenas 17 anos, o meio-campista já se firmou como uma das referências da equipe sub-20 e também foi destaque da Seleção Brasileira Sub-17 no Campeonato Sul-Americano da categoria e nos amistosos mais recentes.
Pape é visto como um meio-campista moderno, capaz de contribuir tanto na marcação quanto na construção das jogadas. Com boa intensidade, leitura de jogo e qualidade técnica, o jovem se destaca pela capacidade de atuar em diferentes funções do setor, sendo considerado um dos atletas mais promissores da geração.
Agenda do Cruzeiro
De volta às atividades, o Cruzeiro inicia um período de intertemporada de olho na sequência da temporada. A comissão técnica de Artur Jorge terá algumas semanas para aprimorar a parte física e tática da equipe antes da retomada das competições.
Existe a expectativa de que o clube realize amistosos ou jogos-treino durante o período de preparação para acelerar o ritmo dos jogadores.
Após a pausa, a Raposa terá compromissos importantes pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores.
No Campeonato Brasileiro, o time celeste ocupa a 11ª colocação, com 24 pontos, e busca recuperação na tabela desde a chegada de Artur Jorge.
Já nos torneios mata-mata, o Cruzeiro está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Na competição nacional, enfrentará a Chapecoense, enquanto no principal torneio sul-americano terá pela frente o Flamengo.

