O Mineirão começou a receber, nesta semana, a instalação da tecnologia de impedimento semiautomático (SAOT, na sigla em inglês), adotada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (30) pela Minas Arena, concessionária responsável pela administração do estádio.
O processo está sendo conduzido pela Genius Sports, responsável pelo sistema e contratada pela CBF. O serviço teve início nessa quarta-feira (29) e tem previsão de conclusão no fim da próxima semana.
De acordo com a Minas Arena, serão instaladas 28 câmeras em 12 posições diferentes, fixadas nas hastes de sustentação da cobertura do estádio.
O diretor de arbitragem da CBF, Netto Góes, detalhou o andamento.
“O Mineirão está em fase avançada, e muito em breve passará pelos testes operacionais do sistema. A nossa expectativa é que, na sequência, o estádio esteja 100% preparado para a utilização do impedimento semiautomático em competições oficiais”, disse Netto Góes.
Novidade da arbitragem
A adoção do impedimento semiautomático foi anunciada pela CBF em novembro de 2025, durante reunião que marcou a criação do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem. O encontro, à época, contou com representantes de clubes das Séries A e B, federações estaduais e especialistas nacionais e internacionais.
A expectativa da entidade é implementar o sistema ainda nesta edição do Campeonato Brasileiro. Além do Mineirão, outros estádios do país também passam pelo processo de instalação da tecnologia.

