O Cruzeiro abriu vantagem de dois gols, mas acabou cedendo o empate ao América-MG e ficou no 2 a 2, na tarde desta terça-feira (23), na Toca da Raposa I, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Os gols da equipe celeste foram marcados por Pablo e André, enquanto Gabryelo e Dayvinho (contra), anotaram para o Coelho na etapa final.
Com o empate, o Cruzeiro chegou aos 29 pontos e ocupa a 6ª colocação, restando apenas uma rodada para o encerramento da primeira fase do torneio. Já o América-MG aparece em 11º lugar, com 25 pontos.
Os crias da Toca tinham a oportunidade de garantir matematicamente a classificação para as quartas de final nesta terça. Para isso, precisavam da vitória no clássico. Com a igualdade no placar, a definição da vaga ficou para a última rodada.
Agora, o Cruzeiro precisará pontuar na rodada final ou torcer por tropeços dos concorrentes diretos. A equipe celeste enfrentará o Bahia, primeiro time fora da zona de classificação, com 26 pontos, na próxima quarta-feira (1º), às 15h, no CT Evaristo de Macedo.
Desfalques importantes
Além de encarar um clássico, o Cruzeiro precisou lidar com ausências importantes diante do América-MG. Isso porque sete atletas se reapresentaram ao elenco profissional nessa segunda-feira (22) para o período de intertemporada.
O grupo é formado pelos meias Rhuan Gabriel e Felipe Morais, os volantes Eduardo Pape e Murilo Rhikman, o zagueiro Kelvin, o lateral-esquerdo Gustavinho e o atacante Rayan Lelis, todos considerados peças importantes da equipe comandada por Mairon César.
Cabe ressaltar, porém, que os jogadores não foram promovidos em definitivo ao elenco principal. A participação deles faz parte do processo de integração entre as categorias de base e o futebol profissional realizado pelo clube.
O Cruzeiro mantém um trabalho contínuo de observação dos jovens talentos e, sempre que necessário, utiliza atletas do Sub-20 para complementar as atividades da equipe principal. A estratégia também integra o processo de transição dos jogadores para o futebol profissional.
O jogo
O Cruzeiro abriu o placar logo aos 25 minutos do primeiro tempo. Nicolas avançou pela direita e cruzou na medida para Pablo, que subiu bem e cabeceou para o fundo das redes.
Na volta do intervalo, a equipe celeste ampliou aos 7′. Após receber em velocidade, André finalizou cruzado, sem chances para o goleiro do América-MG.
O Coelho, porém, reagiu e aproveitou a queda de rendimento do Cruzeiro para buscar o empate. Aos 20 minutos, Gabryelo fez grande jogada individual, passou pela defesa celeste e acertou um belo chute no ângulo, sem possibilidades de defesa para Vitor Lamounier.
Quatro minutos depois, após cobrança de escanteio, Dayvinho tentou afastar o perigo, mas acabou desviando contra o próprio patrimônio, decretando o empate em 2 a 2.

