publicidade

Pressionado, Cruzeiro ‘recalcula rota’ e utilizará titulares contra o Betim pelo Mineiro

Goleada sofrida na estreia da Série A inicia crise no Cruzeiro, que chegou a três derrotas seguidas e precisa se recuperar no Estadual

publicidade

Pressionado após a goleada sofrida para o Botafogo na estreia do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro utilizará o time titular no jogo contra o Betim. As equipes vão se enfrentar no domingo (1º), às 20h (de Brasília), na Arena Vera Cruz, em Betim, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro.

Na noite dessa quinta-feira (29), depois da derrota para o Botafogo, no Rio de Janeiro, Tite não hesitou ao ser perguntado se usaria força máxima no fim de semana. “Sim, definitivamente, sim”, respondeu o treinador, que viu a pressão aumentar ao somar o terceiro revés seguido no cargo.

A falta de resultados no começo de 2026 motivou a mudança de estratégia da nova comissão técnica no Estadual. Nas duas primeiras rodadas, o Cruzeiro foi a campo com reservas do ano passado e muitos garotos revelados na base.

Depois, Tite reforçou a equipe com os principais nomes do elenco, mas os números seguiram negativos. São quatro derrotas em seis jogos, sendo três em cinco compromissos pelo Estadual. As vitórias foram contra o Tombense, em Uberlândia, com a formação alternativa, e Uberlândia, no Mineirão, em Belo Horizonte, na primeira aparição dos titulares.

O último tropeço foi contra o Atlético-MG. Além de perder o clássico, o Cruzeiro caiu para a segunda posição em seu grupo e desperdiçou a chance de praticamente eliminar o arquirrival na fase de grupos.

Agora, Tite aposta na força do time titular e tenta “juntar os cacos” depois da pior derrota do Cruzeiro em mais de 13 anos. A Raposa não perdia por quatro gols de diferença desde o 4 a 0 aplicado pelo Santos, de Neymar, em 3 de novembro de 2012, pelo Brasileirão.

Erro de estratégia

Na coletiva pós-jogo, Tite reconheceu que poderia ter colocado os titulares do Cruzeiro mais vezes no início de 2026. O treinador entende que a equipe, do ponto de vista físico, está longe do ideal. Por esse motivo, o time tem caído expressivamente de desempenho nos segundos tempos. 

“Talvez, o erro maior nas reflexões que estou tomando – e foi na estratégia que entendi ser a mais importante -, foi a preservação da equipe, para retomar ritmo. A retomada de ritmo dela (equipe) é o mais importante. Poderia ter jogado mais jogos, mesmo correndo um risco maior de lesão. Estaria mais ritmada. Apressar o processo de voltar e um ritmo melhor, tal qual o ano passado”

Tite afirmou que poderia ter usado os titulares mais vezes

Como resolver a queda de rendimento?

Perguntado sobre como pretende resolver a queda de rendimento nos segundos tempos dos jogos, Tite afirmou que o primeiro passo é absover as críticas. Depois, o Cruzeiro precisa ser mais efetivo nas chances criadas. Uma aposta é dar mais ritmo aos titulares, ainda que estejam no início da temporada.

“Primeiro, a persistência e a resiliência são fundamentais no futebol. Absorver os erros, as críticas. Nós somos expostos e temos que ter a grandeza de entender todas as críticas que vierem. A dor que o torcedor está sentindo. Eu compreendo, nós estamos sentindo também”, disse.

“A única forma de reverter é com resultados. E isso se transfere para o próximo jogo. O ritmo, eu volto a bater: daqui a pouco, com uma equipe que estivesse mais rodada, e tivesse estrategicamente jogado mais, estaria melhor. Preservei pela saúde de alguns, mas outros aspectos, a efetividade” concluiu.

Situação no Mineiro

Depois de cinco jogos, o Cruzeiro somou seis pontos e ocupa a segunda posição no Grupo C do Mineiro. O North, de Montes Claros, lidera a chave, com oito pontos. Athletic e Itabirito, com cinco e quatro pontos, completam o grupo.

Vale destacar que apenas os líderes de cada grupo e o segundo melhor colocado geral avançam à semifinal do Estadual. Neste momento, URT, América-MG e North lideram, enquanto o Pouso Alegre é o segundo melhor colocado pelo número de gols marcados.

Curto prazo de recuperação

Outro desafio para o Cruzeiro neste início de temporada tem sido o curto prazo de recuperação física dos atletas. Antes de visitar o Betim, o elenco se reapresenta na tarde desta sexta (30), a partir das 16h (de Brasília), na Toca da Raposa II, em BH.

A tendência é que os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos façam trabalhos internos de recuperação, enquanto os reservas e não relacionados devem ir a campo. A preparação será encerrada na tarde de sábado (31), também a partir das 16h (de Brasília), na Toca II. Nessa atividade, Tite definirá a equipe titular.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Rhuan Gabriel decide, e Cruzeiro vence Atlético-MG no Mineiro Sub-20

Rivais se enfrentaram na manhã deste sábado (2), na Toca da Raposa I, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro Sub-20

TJD define punição para jogadores do Cruzeiro pela briga na final do Mineiro; veja detalhes

TJD-MG aplica suspensões e multa após briga generalizada no clássico

TJD-MG marca início do julgamento de briga na final do Mineiro; veja lista de jogadores do Cruzeiro

Jogadores de ambos os clubes foram intimados e terão que comparecer presencialmente ao julgamento da briga generalizada na decisão do Estadual

O lance no clássico que gerou o trauma no pé de Kaio Jorge, do Cruzeiro

Atacante sentiu incômodo no clássico contra o Atlético-MG, pela final do Mineiro, e será desfalque diante do Flamengo, pela Série A