A final do Campeonato Mineiro está chegando e, pela primeira vez na temporada, o técnico Tite tem uma semana completa de treinamentos para definir a equipe ideal para a decisão que será disputada neste domingo (8), em jogo único, diante do Atlético-MG, às 18h, no Mineirão.
+ Leia mais: Invicta na temporada, dupla de zaga do Cruzeiro nunca perdeu para o Atlético-MG; veja números
No duelo de volta da semifinal do Estadual, quando venceu o Pouso Alegre no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro repetiu a escalação de forma inédita em 2026. A formação foi a mesma que havia empatado com o Corinthians por 1 a 1, também em casa.
Para o clássico, porém, ainda não é possível saber se Tite conseguirá fazer o mesmo. Titular absoluto, o goleiro Cássio teve diagnosticado um estiramento ligamentar no joelho direito e, com isso, é dúvida para o jogo. Caso não tenha condições de atuar, Matheus Cunha deve ser o titular.
Já Gerson, que também deixou o confronto com o Pouso Alegre com dores no joelho esquerdo não teve lesão detectada, tem treinado normalmente e não deve ser problema para o clássico.
Com o meio-campista, Tite pode optar por mantê-lo como um meia pela esquerda, posição em que tem atuado nos últimos jogos. Pela direita, o treinador tem utilizado Christian como um atacante, no lugar de Arroyo. Fica a dúvida se ele manterá a formação ou se voltará com o equatoriano entre os titulares.
Além de Arroyo, o treinador também tem à disposição outras opções de velocidade para atuar pelo lado do ataque, como Wanderson, Bruno Rodrigues e Kaique Kenji.
Novidade no DM
Pela primeira vez desde a lesão, o zagueiro Jonathan Jesus treinou de forma integral com o grupo do Cruzeiro. Na manhã desta quarta-feira (4), o defensor participou normalmente das atividades e ficou mais próximo de voltar a ser relacionado para jogos da equipe celeste.
Jonathan se recuperou de um estiramento ligamentar no joelho direito, sofrido na vitória por 1 a 0 diante do Betim, pelo Campeonato Mineiro, no dia 1º de fevereiro.
Nessa terça-feira (3), ele já havia participado de parte das atividades com o elenco, mas de forma parcial. Agora, liberado para treinar integralmente, aumenta a expectativa de que possa voltar a ser relacionado para o clássico diante do Atlético-MG.
Quem também participou do treino com o grupo, mas ainda de forma parcial, foi o atacante Chico da Costa, que se recupera de uma lesão muscular na coxa direita. O jogador também se lesionou no duelo contra o Betim. Ele já foi liberado pelo departamento médico, mas ainda passa pelo processo de retorno gradual às atividades com o elenco.
Já o atacante Marquinhos, que sofreu uma grave lesão em outubro de 2025, segue em evolução. O jogador se recupera de uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, associada a uma lesão meniscal. Ele já iniciou corridas em campo, mas ainda não tem previsão de liberação.
Por fim, o atacante Luis Sinisterra continua fora. O colombiano trata uma lesão muscular na coxa direita, sofrida no duelo contra o Mirassol, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

