publicidade

Cruzeiro de olho: como os rivais da Série A se movimentam no mercado da bola

Clubes já iniciaram negociações para o segundo semestre; confira as principais chegadas, saídas e tratativas dos adversários da Raposa

publicidade

A segunda janela de transferências do futebol brasileiro deste ano será aberta oficialmente no dia 20 de julho. Mesmo assim, os clubes da Série A já intensificaram as movimentações nos bastidores e trabalham para reforçar os elencos visando a sequência da temporada.

Enquanto algumas equipes já anunciaram reforços, outras negociam vendas, empréstimos e observam oportunidades de mercado. O período promete ser decisivo, principalmente para os clubes que disputam mais de uma competição no segundo semestre.

O Cruzeiro, por exemplo, já oficializou a contratação do lateral-esquerdo Gabriel Rojas, ex-Racing-ARG, e negocia a venda de Kaiki para o Como-ITA. Além disso, encaminhou os empréstimos dos meio-campistas Japa, ao Mirassol, e Walace, ao Vitória, além de acertar a saída do zagueiro Bruno Alves para o Norwich-ING.

Mas, como estão os demais clubes da Série A? O Central da Toca reuniu as principais movimentações dos adversários da Raposa no mercado da bola até o momento.

Palmeiras (1º colocado, 41 pontos)

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem adotado cautela no mercado de transferências. Até o momento, o clube realizou apenas uma movimentação para a sequência da temporada.

Antes mesmo da pausa para a Copa do Mundo, o Verdão anunciou a contratação do zagueiro Alexander Barboza, ex-Botafogo. Titular da equipe carioca, o defensor chega para reforçar um dos elencos mais fortes do país. Fora isso, a diretoria monitora o mercado, mas ainda não oficializou novos reforços ou saídas.

Flamengo (2º colocado, 34 pontos)

Dono de um dos elencos mais qualificados do futebol brasileiro, o Flamengo, adversário do Cruzeiro também nas oitavas da Libertadores, deve fazer apenas ajustes pontuais durante a janela de transferências. Até o momento, o clube carioca ainda não anunciou reforços.

Por outro lado, algumas saídas podem acontecer. De acordo com a imprensa carioca, o lateral-direito Emerson Royal desperta interesse do Aston Villa-ING e pode deixar o Rubro-Negro. Apesar disso, o jogador é reserva, já que Varela é o titular da posição e Danilo também pode atuar pelo setor.

Fluminense (3º colocado, 31 pontos)

O Fluminense manteve a estratégia adotada em janelas recentes e voltou a apostar em jogadores experientes. Antes mesmo da pausa no calendário, o Tricolor acertou a contratação do atacante Hulk, que deixou o Atlético-MG.

Outra chegada foi a do zagueiro Thiago Silva. Ídolo do clube, o defensor retorna ao Fluminense aos 41 anos para sua terceira passagem pelas Laranjeiras, após defender o Benfica-POR.

No sentido contrário, Paulo Henrique Ganso esteve próximo de deixar o Fluminense, mas não chegou a um acordo com outro clube e segue à disposição do técnico Luis Zubeldía. Além dele, outros jogadores despertam interesse do mercado europeu, como o volante Bernal, mas ainda sem propostas concretas.

Athletico-PR (4º colocado, 30 pontos)

Atual integrante do G4 do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR terá uma baixa importante para a sequência da temporada. A principal joia do clube, o atacante Bruninho, de 17 anos, foi negociado com o Shakhtar Donetsk-UCR.

Para reforçar o elenco, o Furacão anunciou a contratação do lateral-direito Gilberto, de 33 anos. O jogador deixou o Bahia e volta a trabalhar com Odair Hellmann, treinador com quem atuou no Fluminense.

Outra aposta da diretoria é o atacante colombiano Jorge Rivaldo, de 22 anos. O jogador chega após se destacar pelo Rionegro Águilas-COL, onde marcou 13 gols em 22 partidas na atual temporada.

Bragantino (5º colocado, 29 pontos)

Fazendo campanha consistente no Campeonato Brasileiro, o Bragantino ainda não anunciou reforços nem registrou saídas nesta janela de transferências.

A diretoria observa o mercado e mantém conversas para possíveis oportunidades, mas, por enquanto, a prioridade é preservar a base da equipe para a sequência da temporada.

Bahia (6º colocado, 26 pontos)

Disputando apenas o Campeonato Brasileiro no segundo semestre, o Bahia iniciou a janela reforçando o setor ofensivo. O clube anunciou a contratação do atacante Alejo Véliz, de 22 anos. O argentino pertencia ao Tottenham-ING e estava emprestado ao Rosario Central-ARG.

Segundo o ge, o Bahia investirá cerca de nove milhões de euros (aproximadamente R$ 56 milhões) para contratar o jogador em definitivo.

Nas saídas, o goleiro João Paulo retornou ao Santos após o fim do contrato de empréstimo. Além disso, o lateral-direito Gilberto foi negociado com o Athletico-PR, enquanto o zagueiro Gabriel Xavier foi emprestado ao Shenzhen Peng City-CHN.

Coritiba (7º colocado, 26 pontos)

Fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro, o Coritiba ainda não oficializou reforços, mas está perto de acertar a contratação do atacante Brian Ocampo. O uruguaio tem contrato com o Cádiz-ESP apenas até o fim deste mês e, segundo o ge, tem negociações avançadas com o clube paranaense.

Por outro lado, o principal destaque do elenco, Lucas Ronier, desperta interesse de clubes do Brasil e do exterior. No mercado nacional, porém, uma transferência do atacante é considerada improvável, já que o jogador atingiu o limite de partidas permitido no Brasileirão.

São Paulo (8º colocado, 25 pontos)

O São Paulo intensificou as buscas por reforços para a sequência da temporada. O atacante Victor Sá já realizou exames médicos e aguarda apenas o encerramento do vínculo com o Krasnodar-RUS para ser anunciado oficialmente.

Além disso, o Tricolor Paulista trabalha para contratar mais um zagueiro e um volante. Segundo o ge, o clube negocia com Domingos Duarte, do Getafe-ESP, Arthur Chaves, do Hoffenheim-ALE, e Newton, do Botafogo. Nenhuma das negociações, porém, foi concluída até o momento.

Atlético-MG (9º colocado, 24 pontos)

Até o momento, o Atlético-MG tem feito uma janela discreta. A principal contratação até aqui é a do zagueiro Léo Duarte, que estava no Başakşehir-TUR desde 2021.

Com a chegada do defensor, o clube negociou a saída de Junior Alonso. O paraguaio, que tinha contrato até o fim da temporada, foi vendido ao Atlanta United-EUA.

Antes mesmo da pausa para a Copa do Mundo, o Atlético-MG também perdeu um de seus principais jogadores. O atacante Hulk foi negociado com o Fluminense e não faz mais parte do elenco.

Corinthians (10º colocado, 24 pontos)

Impedido de contratar por conta do transfer ban, o Corinthians vive um cenário de incerteza nesta janela. Com dificuldades financeiras, o clube paulista não deve fazer grandes investimentos e trabalha para equilibrar as contas.

A tendência é que o Timão negocie alguns de seus principais jogadores. O meio-campista Breno Bidon desperta interesse de equipes do exterior, enquanto Yuri Alberto já manifestou publicamente o desejo de atuar fora do país e pode ser negociado.

Botafogo (12º colocado, 22 pontos)

O Botafogo vive um momento delicado fora das quatro linhas. Em meio a dificuldades financeiras, ao transfer ban e ao processo de mudança da SAF, o clube carioca está impedido de registrar novos jogadores e convive com incertezas sobre o planejamento para a sequência da temporada.

Sem reforços anunciados, a diretoria trabalha para manter as principais peças do elenco. Os meio-campistas Montoro e Danilo seguem valorizados e despertam interesse de clubes do exterior.

Antes da pausa para a Copa do Mundo, o Botafogo já havia perdido um de seus principais jogadores. O zagueiro Alexander Barboza foi negociado com o Palmeiras.

Vitória (13º colocado, 22 pontos)

O Vitória ainda não oficializou reforços, mas já encaminhou algumas movimentações para o segundo semestre.

Uma delas é o empréstimo do volante Walace, do Cruzeiro. Sem espaço na equipe celeste e treinando separadamente desde abril por questões disciplinares, o jogador defenderá o clube baiano até o fim da temporada.

Além disso, o Vitória negocia a contratação, também por empréstimo, do atacante Pedro Henrique, do Cuiabá.

Em contrapartida, os atacantes Renzo López e Kike Saverio não terão os contratos renovados e deixarão o clube.

Internacional (14º colocado, 21 pontos)

O Internacional retomou os treinamentos para a sequência da temporada sem anunciar reforços ou saídas.

Mesmo assim, a diretoria segue atenta ao mercado. Segundo informações da imprensa gaúcha, o Colorado tem conversas avançadas para contratar o zagueiro Guillermo Maripán, que estava no Torino-ITA.

Santos (15º colocado, 21 pontos)

O Santos monitora o mercado, mas ainda não oficializou contratações para o segundo semestre.

Nos últimos dias, o clube paulista sondou a situação do meio-campista Ian Luccas, que pertence ao Cruzeiro e atualmente está emprestado ao Athletic. Conforme já informou o Central da Toca, a tendência é que o clube de São João Del-Rei exerça a opção de compra do jogador.

Já em relação às saídas, o Peixe liberou o zagueiro Zé Ivaldo, o lateral-direito Mayke e os volantes Zé Rafael e Tomás Rincón para buscarem novos clubes.

Grêmio (16º colocado, 21 pontos)

O Grêmio terá mudanças importantes no elenco para a sequência da temporada. O volante Arthur não chegou a um acordo para permanecer no clube e retornará à Juventus-ITA ao fim do empréstimo.

Além disso, o atacante André Henrique foi negociado com o Göztepe-TUR.

Outra negociação encaminhada envolve o jovem zagueiro Viery. Segundo informações do GZH, o defensor está muito próximo de ser vendido à Fiorentina-ITA, restando apenas detalhes burocráticos para a conclusão da transferência.

Como reforço, o Tricolor Gaúcho acertou a contratação do zagueiro Wallace, de 21 anos, que defendia o CRB.

Vasco (17º colocado, 20 pontos)

O Vasco vive um período de mudanças dentro e fora de campo. Durante a pausa para a Copa do Mundo, o clube acertou a saída do técnico Renato Gaúcho e iniciou a busca por um novo comandante.

Segundo o Canal TF e outros veículos da imprensa carioca, a diretoria abriu conversas com Franklin Carvalho, atualmente no comando do rival Botafogo.

Nos bastidores, o Cruz-Maltino também enfrenta mudanças administrativas após o afastamento de Pedrinho da presidência do Conselho de Administração da SAF.

Em campo, a principal novidade é a chegada do lateral-esquerdo Paulinho. O jogador estava no América-MG, assinou pré-contrato no início do ano e agora passa a integrar o elenco vascaíno.

Remo (18º colocado, 18 pontos)

Na luta para deixar a parte de baixo da tabela, o Remo ainda não realizou movimentações no mercado de transferências.

Sem reforços encaminhados até o momento, a diretoria trabalha para enxugar o elenco antes de buscar novas contratações para a sequência da temporada.

Mirassol (19º colocado, 16 pontos)

Apesar da campanha ruim no Campeonato Brasileiro, o Mirassol segue vivo na Copa do Brasil e disputa, pela primeira vez em sua história, a Copa Libertadores.

Para o segundo semestre, o clube acertou o empréstimo do meio-campista Japa, cria do Cruzeiro. O jogador terá sua primeira experiência longe da Toca da Raposa em busca de mais minutos em campo.

Além dele, o Mirassol contratou o atacante Fernandinho, ex-Ceará, e o lateral-direito Elias, que estava no Vila Nova.

Nas saídas, Lucas Mugni foi negociado com o Ceará, enquanto o lateral-esquerdo Igor Cariús deixou o clube após perder espaço no elenco.

Chapecoense (20º colocado, nove pontos)

Adversária do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil, a Chapecoense foi uma das equipes que mais se movimentaram durante a pausa no calendário.

A principal mudança aconteceu no comando técnico. Após a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fábio Matias foi demitido. Para o lugar dele, a diretoria contratou Rafael Lacerda, que estava livre no mercado desde a saída do Atlético-GO.

No elenco, a Chapecoense anunciou a contratação do meio-campista Max Alves, emprestado pelo Cuiabá até o fim da temporada. Outro reforço próximo de ser confirmado é o atacante uruguaio Franco Rossi, que estava no Toluca-MEX.

Por outro lado, o clube perdeu peças importantes. O lateral-esquerdo Walter Clar deixou a equipe após 86 partidas, 15 gols e 10 assistências. O volante Higor Meritão rescindiu contrato e acertou com o Vila Nova. Já o meia Jean Carlos também está de saída e deve reforçar o Náutico.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

00:09:09

Samuel Venâncio revela atacante oferecido ao Cruzeiro em meio à negociação com Pec

Jogador foi oferecido ao clube celeste, mas Gabriel Pec continua sendo o principal alvo da diretoria

Racing procura Cruzeiro e inicia negociação por atacante

Clube argentino tem interesse em atacante da Raposa emprestado ao Santos

Os movimentos de mercado da Chapecoense, adversária do Cruzeiro nas oitavas da Copa do Brasil

Clube catarinense promoveu mudanças no elenco e no comando técnico antes do duelo com o Cruzeiro pelo torneio mata-mata

LA Galaxy recusa primeira oferta do Cruzeiro por Gabriel Pec; veja valores e detalhes

Expectativa é de que negociações tenham novos capítulos nos próximos dias