A segunda janela de transferências do futebol brasileiro deste ano será aberta oficialmente no dia 20 de julho. Mesmo assim, os clubes da Série A já intensificaram as movimentações nos bastidores e trabalham para reforçar os elencos visando a sequência da temporada.
Enquanto algumas equipes já anunciaram reforços, outras negociam vendas, empréstimos e observam oportunidades de mercado. O período promete ser decisivo, principalmente para os clubes que disputam mais de uma competição no segundo semestre.
O Cruzeiro, por exemplo, já oficializou a contratação do lateral-esquerdo Gabriel Rojas, ex-Racing-ARG, e negocia a venda de Kaiki para o Como-ITA. Além disso, encaminhou os empréstimos dos meio-campistas Japa, ao Mirassol, e Walace, ao Vitória, além de acertar a saída do zagueiro Bruno Alves para o Norwich-ING.
Mas, como estão os demais clubes da Série A? O Central da Toca reuniu as principais movimentações dos adversários da Raposa no mercado da bola até o momento.
Palmeiras (1º colocado, 41 pontos)
Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem adotado cautela no mercado de transferências. Até o momento, o clube realizou apenas uma movimentação para a sequência da temporada.
Antes mesmo da pausa para a Copa do Mundo, o Verdão anunciou a contratação do zagueiro Alexander Barboza, ex-Botafogo. Titular da equipe carioca, o defensor chega para reforçar um dos elencos mais fortes do país. Fora isso, a diretoria monitora o mercado, mas ainda não oficializou novos reforços ou saídas.
Flamengo (2º colocado, 34 pontos)
Dono de um dos elencos mais qualificados do futebol brasileiro, o Flamengo, adversário do Cruzeiro também nas oitavas da Libertadores, deve fazer apenas ajustes pontuais durante a janela de transferências. Até o momento, o clube carioca ainda não anunciou reforços.
Por outro lado, algumas saídas podem acontecer. De acordo com a imprensa carioca, o lateral-direito Emerson Royal desperta interesse do Aston Villa-ING e pode deixar o Rubro-Negro. Apesar disso, o jogador é reserva, já que Varela é o titular da posição e Danilo também pode atuar pelo setor.
Fluminense (3º colocado, 31 pontos)
O Fluminense manteve a estratégia adotada em janelas recentes e voltou a apostar em jogadores experientes. Antes mesmo da pausa no calendário, o Tricolor acertou a contratação do atacante Hulk, que deixou o Atlético-MG.
Outra chegada foi a do zagueiro Thiago Silva. Ídolo do clube, o defensor retorna ao Fluminense aos 41 anos para sua terceira passagem pelas Laranjeiras, após defender o Benfica-POR.
No sentido contrário, Paulo Henrique Ganso esteve próximo de deixar o Fluminense, mas não chegou a um acordo com outro clube e segue à disposição do técnico Luis Zubeldía. Além dele, outros jogadores despertam interesse do mercado europeu, como o volante Bernal, mas ainda sem propostas concretas.
Athletico-PR (4º colocado, 30 pontos)
Atual integrante do G4 do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR terá uma baixa importante para a sequência da temporada. A principal joia do clube, o atacante Bruninho, de 17 anos, foi negociado com o Shakhtar Donetsk-UCR.
Para reforçar o elenco, o Furacão anunciou a contratação do lateral-direito Gilberto, de 33 anos. O jogador deixou o Bahia e volta a trabalhar com Odair Hellmann, treinador com quem atuou no Fluminense.
Outra aposta da diretoria é o atacante colombiano Jorge Rivaldo, de 22 anos. O jogador chega após se destacar pelo Rionegro Águilas-COL, onde marcou 13 gols em 22 partidas na atual temporada.
Bragantino (5º colocado, 29 pontos)
Fazendo campanha consistente no Campeonato Brasileiro, o Bragantino ainda não anunciou reforços nem registrou saídas nesta janela de transferências.
A diretoria observa o mercado e mantém conversas para possíveis oportunidades, mas, por enquanto, a prioridade é preservar a base da equipe para a sequência da temporada.
Bahia (6º colocado, 26 pontos)
Disputando apenas o Campeonato Brasileiro no segundo semestre, o Bahia iniciou a janela reforçando o setor ofensivo. O clube anunciou a contratação do atacante Alejo Véliz, de 22 anos. O argentino pertencia ao Tottenham-ING e estava emprestado ao Rosario Central-ARG.
Segundo o ge, o Bahia investirá cerca de nove milhões de euros (aproximadamente R$ 56 milhões) para contratar o jogador em definitivo.
Nas saídas, o goleiro João Paulo retornou ao Santos após o fim do contrato de empréstimo. Além disso, o lateral-direito Gilberto foi negociado com o Athletico-PR, enquanto o zagueiro Gabriel Xavier foi emprestado ao Shenzhen Peng City-CHN.
Coritiba (7º colocado, 26 pontos)
Fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro, o Coritiba ainda não oficializou reforços, mas está perto de acertar a contratação do atacante Brian Ocampo. O uruguaio tem contrato com o Cádiz-ESP apenas até o fim deste mês e, segundo o ge, tem negociações avançadas com o clube paranaense.
Por outro lado, o principal destaque do elenco, Lucas Ronier, desperta interesse de clubes do Brasil e do exterior. No mercado nacional, porém, uma transferência do atacante é considerada improvável, já que o jogador atingiu o limite de partidas permitido no Brasileirão.
São Paulo (8º colocado, 25 pontos)
O São Paulo intensificou as buscas por reforços para a sequência da temporada. O atacante Victor Sá já realizou exames médicos e aguarda apenas o encerramento do vínculo com o Krasnodar-RUS para ser anunciado oficialmente.
Além disso, o Tricolor Paulista trabalha para contratar mais um zagueiro e um volante. Segundo o ge, o clube negocia com Domingos Duarte, do Getafe-ESP, Arthur Chaves, do Hoffenheim-ALE, e Newton, do Botafogo. Nenhuma das negociações, porém, foi concluída até o momento.
Atlético-MG (9º colocado, 24 pontos)
Até o momento, o Atlético-MG tem feito uma janela discreta. A principal contratação até aqui é a do zagueiro Léo Duarte, que estava no Başakşehir-TUR desde 2021.
Com a chegada do defensor, o clube negociou a saída de Junior Alonso. O paraguaio, que tinha contrato até o fim da temporada, foi vendido ao Atlanta United-EUA.
Antes mesmo da pausa para a Copa do Mundo, o Atlético-MG também perdeu um de seus principais jogadores. O atacante Hulk foi negociado com o Fluminense e não faz mais parte do elenco.
Corinthians (10º colocado, 24 pontos)
Impedido de contratar por conta do transfer ban, o Corinthians vive um cenário de incerteza nesta janela. Com dificuldades financeiras, o clube paulista não deve fazer grandes investimentos e trabalha para equilibrar as contas.
A tendência é que o Timão negocie alguns de seus principais jogadores. O meio-campista Breno Bidon desperta interesse de equipes do exterior, enquanto Yuri Alberto já manifestou publicamente o desejo de atuar fora do país e pode ser negociado.
Botafogo (12º colocado, 22 pontos)
O Botafogo vive um momento delicado fora das quatro linhas. Em meio a dificuldades financeiras, ao transfer ban e ao processo de mudança da SAF, o clube carioca está impedido de registrar novos jogadores e convive com incertezas sobre o planejamento para a sequência da temporada.
Sem reforços anunciados, a diretoria trabalha para manter as principais peças do elenco. Os meio-campistas Montoro e Danilo seguem valorizados e despertam interesse de clubes do exterior.
Antes da pausa para a Copa do Mundo, o Botafogo já havia perdido um de seus principais jogadores. O zagueiro Alexander Barboza foi negociado com o Palmeiras.
Vitória (13º colocado, 22 pontos)
O Vitória ainda não oficializou reforços, mas já encaminhou algumas movimentações para o segundo semestre.
Uma delas é o empréstimo do volante Walace, do Cruzeiro. Sem espaço na equipe celeste e treinando separadamente desde abril por questões disciplinares, o jogador defenderá o clube baiano até o fim da temporada.
Além disso, o Vitória negocia a contratação, também por empréstimo, do atacante Pedro Henrique, do Cuiabá.
Em contrapartida, os atacantes Renzo López e Kike Saverio não terão os contratos renovados e deixarão o clube.
Internacional (14º colocado, 21 pontos)
O Internacional retomou os treinamentos para a sequência da temporada sem anunciar reforços ou saídas.
Mesmo assim, a diretoria segue atenta ao mercado. Segundo informações da imprensa gaúcha, o Colorado tem conversas avançadas para contratar o zagueiro Guillermo Maripán, que estava no Torino-ITA.
Santos (15º colocado, 21 pontos)
O Santos monitora o mercado, mas ainda não oficializou contratações para o segundo semestre.
Nos últimos dias, o clube paulista sondou a situação do meio-campista Ian Luccas, que pertence ao Cruzeiro e atualmente está emprestado ao Athletic. Conforme já informou o Central da Toca, a tendência é que o clube de São João Del-Rei exerça a opção de compra do jogador.
Já em relação às saídas, o Peixe liberou o zagueiro Zé Ivaldo, o lateral-direito Mayke e os volantes Zé Rafael e Tomás Rincón para buscarem novos clubes.
Grêmio (16º colocado, 21 pontos)
O Grêmio terá mudanças importantes no elenco para a sequência da temporada. O volante Arthur não chegou a um acordo para permanecer no clube e retornará à Juventus-ITA ao fim do empréstimo.
Além disso, o atacante André Henrique foi negociado com o Göztepe-TUR.
Outra negociação encaminhada envolve o jovem zagueiro Viery. Segundo informações do GZH, o defensor está muito próximo de ser vendido à Fiorentina-ITA, restando apenas detalhes burocráticos para a conclusão da transferência.
Como reforço, o Tricolor Gaúcho acertou a contratação do zagueiro Wallace, de 21 anos, que defendia o CRB.
Vasco (17º colocado, 20 pontos)
O Vasco vive um período de mudanças dentro e fora de campo. Durante a pausa para a Copa do Mundo, o clube acertou a saída do técnico Renato Gaúcho e iniciou a busca por um novo comandante.
Segundo o Canal TF e outros veículos da imprensa carioca, a diretoria abriu conversas com Franklin Carvalho, atualmente no comando do rival Botafogo.
Nos bastidores, o Cruz-Maltino também enfrenta mudanças administrativas após o afastamento de Pedrinho da presidência do Conselho de Administração da SAF.
Em campo, a principal novidade é a chegada do lateral-esquerdo Paulinho. O jogador estava no América-MG, assinou pré-contrato no início do ano e agora passa a integrar o elenco vascaíno.
Remo (18º colocado, 18 pontos)
Na luta para deixar a parte de baixo da tabela, o Remo ainda não realizou movimentações no mercado de transferências.
Sem reforços encaminhados até o momento, a diretoria trabalha para enxugar o elenco antes de buscar novas contratações para a sequência da temporada.
Mirassol (19º colocado, 16 pontos)
Apesar da campanha ruim no Campeonato Brasileiro, o Mirassol segue vivo na Copa do Brasil e disputa, pela primeira vez em sua história, a Copa Libertadores.
Para o segundo semestre, o clube acertou o empréstimo do meio-campista Japa, cria do Cruzeiro. O jogador terá sua primeira experiência longe da Toca da Raposa em busca de mais minutos em campo.
Além dele, o Mirassol contratou o atacante Fernandinho, ex-Ceará, e o lateral-direito Elias, que estava no Vila Nova.
Nas saídas, Lucas Mugni foi negociado com o Ceará, enquanto o lateral-esquerdo Igor Cariús deixou o clube após perder espaço no elenco.
Chapecoense (20º colocado, nove pontos)
Adversária do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil, a Chapecoense foi uma das equipes que mais se movimentaram durante a pausa no calendário.
A principal mudança aconteceu no comando técnico. Após a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fábio Matias foi demitido. Para o lugar dele, a diretoria contratou Rafael Lacerda, que estava livre no mercado desde a saída do Atlético-GO.
No elenco, a Chapecoense anunciou a contratação do meio-campista Max Alves, emprestado pelo Cuiabá até o fim da temporada. Outro reforço próximo de ser confirmado é o atacante uruguaio Franco Rossi, que estava no Toluca-MEX.
Por outro lado, o clube perdeu peças importantes. O lateral-esquerdo Walter Clar deixou a equipe após 86 partidas, 15 gols e 10 assistências. O volante Higor Meritão rescindiu contrato e acertou com o Vila Nova. Já o meia Jean Carlos também está de saída e deve reforçar o Náutico.

