publicidade

A análise de Samuel Venâncio após a vitória do Cruzeiro contra o Bahia pelo Brasileiro

Repórter analisou o desempenho da equipe celeste na Fonte Nova, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

publicidade

Após a derrota no clássico contra o Atlético-MG, o Cruzeiro respondeu rapidamente no Campeonato Brasileiro ao vencer o Bahia por 2 a 1, na Fonte Nova. No Dia de Jogo KTO, o repórter Samuel Venâncio analisou o desempenho celeste e destacou a postura da equipe fora de casa, além da atuação de jogadores que ganharam oportunidade entre os titulares.

Na visão do jornalista da Samuca TV, a vitória teve um peso importante principalmente pela forma como o Cruzeiro se comportou diante de um adversário que havia perdido apenas para o Palmeiras como mandante na competição.

“Na minha opinião, o Cruzeiro se recupera da derrota em casa contra o Atlético-MG. Claro que a situação era para estar ainda mais confortável, mas você buscar, no jogo seguinte, fora de casa, contra o Bahia, que vinha oscilando, mas perdeu somente para o Palmeiras na Fonte Nova neste Campeonato Brasileiro… Então, é uma vitória muito importante para o Cruzeiro. E, mais do que vencer, foi a atuação. O Cruzeiro dominou todas as ações e ainda teve forças para buscar depois de estar bem no jogo. Veio o pênalti cometido pelo Fabrício (Bruno), que vacilou e errou em outros lances. Depois, melhorou no jogo, com o Jonathan Jesus fazendo mais uma partidaça”, iniciou.

+Leia também: Kauã Moraes revela susto com anulação de gol pelo Cruzeiro e fala sobre ‘sorte’ contra baianos

Samuel também ressaltou as mudanças promovidas por Artur Jorge e elogiou a resposta dada pelos jogadores que começaram a partida ou entraram no decorrer do confronto.

“Então, acho que a resposta hoje precisava acontecer, e ela veio de uma forma que me surpreendeu. Quando a gente vem para um jogo em que você não tem o Kaiki e o Arroyo, dois jogadores importantes no time titular do Artur Jorge, e, além disso, precisa fazer outras duas alterações… O Christian descansou e, para terça-feira, vai estar zerado, e é um atleta muito importante. O Kaio Jorge entrou depois, e o Néiser deu uma ótima resposta. Precisamos tratar desse menino com muito carinho”, ressaltou.

“O Matheus Henrique estava fazendo um bom jogo, um bom primeiro tempo. O Sinisterra me surpreendeu muito, porque ele partiu para cima, ajudou a recompor, atuou por 60, 65 minutos em um nível bem legal para uma primeira partida como titular nesta temporada de 2026. O Kauã Moraes, improvisado, fazendo mais uma grande partida e marcando pontas dificílimos de serem marcados. O Romero voltando a fazer um grande jogo, que era importante após uma sequência em que parecia estar sentindo. Aí entra o Villalba, muito ligado, ficou emocionado, inclusive. A questão do Villalba é: completando 100 jogos, acabou perdendo espaço com o Artur Jorge, então é um misto de sentimentos do atleta, e foi às lágrimas ao final do jogo. Entrou bem, atuando como lateral esquerdo”, disse.

Samuel ainda exaltou o desempenho do jovem Kaique Kenji e a projetou a utilização de jogadores da base sob o comando de Artur Jorge.

“Garoto Kenji, é a estrela do Artur Jorge de confiar no menino, dar confiança. Isso é o dia a dia. Você não coloca o garoto apenas em uma emergência e para ficar tocando bola para trás. O Kenji não fez só a jogada do gol, que foi uma jogadaça. Ele fez outras boas jogadas. Ele deu um gol para o Matheus Pereira, que passou um pouquinho no cabeceio. Fez outras boas iniciativas pela direita, ajudou a marcar. Então, tomara que essa garotada vá ganhando cada vez mais espaço, porque é muito melhor. Eu vou esperar sempre de um garoto do que muita gente que está entrando e não está arrumando nada”, avaliou.

Samuel Venâncio também destacou a importância da atuação do goleiro Otávio e comentou o momento vivido por Kaio Jorge.

“O Kaio Jorge é uma questão de se recuperar até a parada (para a Copa do Mundo). Ninguém esquece como faz gol. Claro que precisa pegar confiança. O Otávio é o dono do gol do Cruzeiro, mais uma grande partida. A gente precisa dizer isso: se teve vitória, é porque o Otávio fez boas intervenções no jogo”, concluiu.

Depoimento de Bruno Spindel

Samuel também comentou as reclamações envolvendo a arbitragem e afirmou que o Cruzeiro precisa ser mais firme nos bastidores em relação aos erros contra a equipe.

“Aliás, o Spindel ter falado foi importante, e acho que o Cruzeiro pode ser mais firme nisso. Eu acho que o Fabrício fez o pênalti, mas o lance no Matheus Henrique, o bandeira nervoso, doido para dar o impedimento… Imagina se não tivesse VAR, o garfo que o Cruzeiro ia tomar aqui na Fonte Nova? Não adianta ficar: ‘Ô, CBF, trata com carinho’. É trabalhar com veto de nomes. Ou então, saiu o nome, já faz aquele dossiê, marca coletiva. É muito cômodo para eles, e vai aceitando tudo, e, quando vê, é no mínimo estranho o árbitro apitar três jogos e três sapecadas de pênalti sem dúvida alguma. Em nenhum ele titubeia. O de hoje, repito, achei pênalti. Os outros, mais ou menos”, disse.

Por fim, o jornalista avaliou que o resultado pode dar confiança ao Cruzeiro para a sequência da temporada, especialmente para a decisão diante do Goiás, na próxima terça-feira (12), pela Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

“É uma vitória para lotar o Mineirão na terça-feira, para buscar a classificação diante do Goiás. E para ir para a outra viagem emendada, São Paulo e Buenos Aires, para pontuar pelo menos contra o Palmeiras e encaminhar uma classificação na Argentina. Essa vitória precisa e vai trazer uma confiança importante depois dessa rateada que o Cruzeiro deu perdendo o clássico daquela forma e, vamos dizer, empatando no Chile, quando era jogo para você ir lá e vencer, mas teve a questão da arbitragem. Então, eu saio daqui bem feliz. Uma vitória importantíssima, vitória grande. Poucos vão vir aqui e ganhar do Bahia. O Cruzeiro fez um grande jogo, vitória mais do que merecida, três pontos para voltar para casa, descansar nesses dois dias e, na terça, buscar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil com o Mineirão lotado”, afirmou.

William e drama familiar

Samuel também prestou solidariedade ao lateral William, que virou desfalque de última hora por causa de um problema familiar e não foi opção nesse sábado (9), na Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro.

“Desejar ao William e aos familiares uma recuperação, que Deus possa abençoar o filhinho do William, que está passando por esse momento. A gente já criticou e critica o William por várias coisas dentro de campo, mas agora fica em último plano. É triste quando você dá uma informação e muita gente nas redes sociais tem um comportamento triste de ver. Mas acho que depois o torcedor acabou entendendo. Então, que o William possa ficar firme. Foi abraçado por todos aqui no grupo, comissão técnica e diretoria. A vida do filhinho dele é a causa mais importante neste momento. Que possa ter uma recuperação plena, estar com o filho em casa e voltar a trabalhar no dia a dia do Cruzeiro”, ressaltou.

Siga o Central nas redes
Davi Pimenta
Davi Pimenta é estagiário do Central da Toca e estudante de jornalismo na PUC Minas.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Comentaristas da Samuca TV debatem espaço para jovens no Cruzeiro após saída de cria da Toca

Saída de William Fernando reacendeu debate sobre oportunidades para jovens da base e a estratégia do clube celeste para o desenvolvimento de talentos
00:06:03

Gabriel Pec vai fechar com o Cruzeiro? Samuel Venâncio atualiza o mercado

Samuel Venâncio atualiza as principais informações do Cruzeiro nas Quentes do Dia nesta quinta (4) na Samuca TV

Cruzeiro deve renovar com Villalba? Comentaristas da Samuca TV analisam

Zagueiro argentino tem contrato até o fim da temporada e futuro segue indefinido na Toca da Raposa II

Ex-lateral do Cruzeiro revela bastidores do início de Igor Thiago no clube; veja

Em entrevista à Samuca TV, Matheus Pereira destacou principais atributos e dificuldades do centroavante da Seleção Brasileira na base