Após a derrota no clássico contra o Atlético-MG, o Cruzeiro respondeu rapidamente no Campeonato Brasileiro ao vencer o Bahia por 2 a 1, na Fonte Nova. No Dia de Jogo KTO, o repórter Samuel Venâncio analisou o desempenho celeste e destacou a postura da equipe fora de casa, além da atuação de jogadores que ganharam oportunidade entre os titulares.
Na visão do jornalista da Samuca TV, a vitória teve um peso importante principalmente pela forma como o Cruzeiro se comportou diante de um adversário que havia perdido apenas para o Palmeiras como mandante na competição.
“Na minha opinião, o Cruzeiro se recupera da derrota em casa contra o Atlético-MG. Claro que a situação era para estar ainda mais confortável, mas você buscar, no jogo seguinte, fora de casa, contra o Bahia, que vinha oscilando, mas perdeu somente para o Palmeiras na Fonte Nova neste Campeonato Brasileiro… Então, é uma vitória muito importante para o Cruzeiro. E, mais do que vencer, foi a atuação. O Cruzeiro dominou todas as ações e ainda teve forças para buscar depois de estar bem no jogo. Veio o pênalti cometido pelo Fabrício (Bruno), que vacilou e errou em outros lances. Depois, melhorou no jogo, com o Jonathan Jesus fazendo mais uma partidaça”, iniciou.
+Leia também: Kauã Moraes revela susto com anulação de gol pelo Cruzeiro e fala sobre ‘sorte’ contra baianos
Samuel também ressaltou as mudanças promovidas por Artur Jorge e elogiou a resposta dada pelos jogadores que começaram a partida ou entraram no decorrer do confronto.
“Então, acho que a resposta hoje precisava acontecer, e ela veio de uma forma que me surpreendeu. Quando a gente vem para um jogo em que você não tem o Kaiki e o Arroyo, dois jogadores importantes no time titular do Artur Jorge, e, além disso, precisa fazer outras duas alterações… O Christian descansou e, para terça-feira, vai estar zerado, e é um atleta muito importante. O Kaio Jorge entrou depois, e o Néiser deu uma ótima resposta. Precisamos tratar desse menino com muito carinho”, ressaltou.
“O Matheus Henrique estava fazendo um bom jogo, um bom primeiro tempo. O Sinisterra me surpreendeu muito, porque ele partiu para cima, ajudou a recompor, atuou por 60, 65 minutos em um nível bem legal para uma primeira partida como titular nesta temporada de 2026. O Kauã Moraes, improvisado, fazendo mais uma grande partida e marcando pontas dificílimos de serem marcados. O Romero voltando a fazer um grande jogo, que era importante após uma sequência em que parecia estar sentindo. Aí entra o Villalba, muito ligado, ficou emocionado, inclusive. A questão do Villalba é: completando 100 jogos, acabou perdendo espaço com o Artur Jorge, então é um misto de sentimentos do atleta, e foi às lágrimas ao final do jogo. Entrou bem, atuando como lateral esquerdo”, disse.
Samuel ainda exaltou o desempenho do jovem Kaique Kenji e a projetou a utilização de jogadores da base sob o comando de Artur Jorge.
“Garoto Kenji, é a estrela do Artur Jorge de confiar no menino, dar confiança. Isso é o dia a dia. Você não coloca o garoto apenas em uma emergência e para ficar tocando bola para trás. O Kenji não fez só a jogada do gol, que foi uma jogadaça. Ele fez outras boas jogadas. Ele deu um gol para o Matheus Pereira, que passou um pouquinho no cabeceio. Fez outras boas iniciativas pela direita, ajudou a marcar. Então, tomara que essa garotada vá ganhando cada vez mais espaço, porque é muito melhor. Eu vou esperar sempre de um garoto do que muita gente que está entrando e não está arrumando nada”, avaliou.
Samuel Venâncio também destacou a importância da atuação do goleiro Otávio e comentou o momento vivido por Kaio Jorge.
“O Kaio Jorge é uma questão de se recuperar até a parada (para a Copa do Mundo). Ninguém esquece como faz gol. Claro que precisa pegar confiança. O Otávio é o dono do gol do Cruzeiro, mais uma grande partida. A gente precisa dizer isso: se teve vitória, é porque o Otávio fez boas intervenções no jogo”, concluiu.
Depoimento de Bruno Spindel
Samuel também comentou as reclamações envolvendo a arbitragem e afirmou que o Cruzeiro precisa ser mais firme nos bastidores em relação aos erros contra a equipe.
“Aliás, o Spindel ter falado foi importante, e acho que o Cruzeiro pode ser mais firme nisso. Eu acho que o Fabrício fez o pênalti, mas o lance no Matheus Henrique, o bandeira nervoso, doido para dar o impedimento… Imagina se não tivesse VAR, o garfo que o Cruzeiro ia tomar aqui na Fonte Nova? Não adianta ficar: ‘Ô, CBF, trata com carinho’. É trabalhar com veto de nomes. Ou então, saiu o nome, já faz aquele dossiê, marca coletiva. É muito cômodo para eles, e vai aceitando tudo, e, quando vê, é no mínimo estranho o árbitro apitar três jogos e três sapecadas de pênalti sem dúvida alguma. Em nenhum ele titubeia. O de hoje, repito, achei pênalti. Os outros, mais ou menos”, disse.
Por fim, o jornalista avaliou que o resultado pode dar confiança ao Cruzeiro para a sequência da temporada, especialmente para a decisão diante do Goiás, na próxima terça-feira (12), pela Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
“É uma vitória para lotar o Mineirão na terça-feira, para buscar a classificação diante do Goiás. E para ir para a outra viagem emendada, São Paulo e Buenos Aires, para pontuar pelo menos contra o Palmeiras e encaminhar uma classificação na Argentina. Essa vitória precisa e vai trazer uma confiança importante depois dessa rateada que o Cruzeiro deu perdendo o clássico daquela forma e, vamos dizer, empatando no Chile, quando era jogo para você ir lá e vencer, mas teve a questão da arbitragem. Então, eu saio daqui bem feliz. Uma vitória importantíssima, vitória grande. Poucos vão vir aqui e ganhar do Bahia. O Cruzeiro fez um grande jogo, vitória mais do que merecida, três pontos para voltar para casa, descansar nesses dois dias e, na terça, buscar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil com o Mineirão lotado”, afirmou.
William e drama familiar
Samuel também prestou solidariedade ao lateral William, que virou desfalque de última hora por causa de um problema familiar e não foi opção nesse sábado (9), na Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro.
“Desejar ao William e aos familiares uma recuperação, que Deus possa abençoar o filhinho do William, que está passando por esse momento. A gente já criticou e critica o William por várias coisas dentro de campo, mas agora fica em último plano. É triste quando você dá uma informação e muita gente nas redes sociais tem um comportamento triste de ver. Mas acho que depois o torcedor acabou entendendo. Então, que o William possa ficar firme. Foi abraçado por todos aqui no grupo, comissão técnica e diretoria. A vida do filhinho dele é a causa mais importante neste momento. Que possa ter uma recuperação plena, estar com o filho em casa e voltar a trabalhar no dia a dia do Cruzeiro”, ressaltou.

