O Cruzeiro encaminhou a transferência do zagueiro Kaiquy Luiz, de 20 anos, ao Feirense, de Portugal. Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o jogador tem negociações avançadas para defender o clube português.
A transferência será em definitivo, com o Cruzeiro mantendo um percentual dos direitos econômicos do atleta. O modelo é semelhante ao adotado pelo clube em negociações recentes envolvendo crias da Toca.
+ Leia também: Clube da Série A anuncia volante do Cruzeiro como reforço até o fim de 2026
Kaiquy chegou a Belo Horizonte para defender o sub-17 do Cruzeiro em 2023. Destaque nas categorias de base, o zagueiro assumiu a titularidade da equipe sub-20 em 2025 e ganhou destaque na campanha do título da Copinha no início desta temporada.
Sob o comando de Tite, o defensor foi chamado junto a outros jovens para as duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro. O zagueiro esteve à disposição contra o Pouso Alegre e Tombense, mas permaneceu no banco de reservas e não fez sua estreia como profissional.
Na reta final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Kaiquy foi o titular do técnico Mairon César e chegou a marcar um gol. Nas quartas de final, o zagueiro marcou na vitória por 3 a 0 diante do Guanabara City.
Apesar disso, o jovem perdeu espaço entre os titulares. Nos últimos quatro confrontos pelo Brasileirão Sub-20, Kaiquy jogou apenas três minutos. Ele saiu do banco contra o Fortaleza e Athletico-PR e não foi acionado diante do Corinthians e América-MG.
Visto como uma das joias da base do Cruzeiro, o jogador teve o contrato prorrogado pelo clube há menos de um ano. Em dezembro de 2025, Kaiquy Luiz assinou seu primeiro contrato profissional com o vínculo até o final desta temporada.
Outras saídas
Além de Kaiquy Luiz, o Cruzeiro já teve saídas de jovens jogadores nos mesmos moldes nesta temporada. O primeiro a deixar o clube foi o atacante Fernando. Em fevereiro, o jovem acertou com o Santa Clara-POR sem custos, com a Raposa mantendo 50% dos direitos econômicos.
Em seguida, Cauan Baptistella, cotado para subir aos profissionais, foi vendido ao Metalist-UCR por por 5 milhões de euros (R$ 30,9 milhões). O clube manteve 30% dos direitos do ítalo-brasileiro.
Na metade da temporada, houve uma ‘debandada’ de jovens. William Fernando foi em definitivo para o Avaí e Vitinho para o Santa Clara-POR, ambos sem custos, mas com percentual mantido, de 40% e 50%, respectivamente.
Outra joia, Bruno Alves foi emprestado ao Norwich-ING para a disputa da Segunda Divisão Inglesa, enquanto Japa acertou até o fim da temporada com o Mirassol.
Consolidados no profissional, o lateral-esquerdo Kaiki foi negociado com o Como-ITA, Kauã Prates já acertado com o Borussia Dortmund-ALE, e o volante Walace foi emprestado ao Vitória.

